sábado, 21 de maio de 2011

O Significado das Velas de Aniversário

A cada aniversário, temos sempre a mesma cerimônia.
Os convidados chegam, comem alguns salgadinhos, conversam, riem, até que chega a hora.... todos esperam ansiosos para o momento do BOLO.
 Daí para frente, em todas as casas é cumprido passo a passo, como se fosse um ritual: apanham-se as luzes, acendem-se as velinhas, canta-se PARABÉNS PARA VOCÊ.... faz-se um desejo (em segredo) e para completar o êxtase coletivo, assopram as velinhas, dando fim a toda celebração, agora só falta comer o bolo e ira para casa.

Quero deixar claro, que este artigo trata dos rituais, acender velas quando não há energia elétrica é só um meio de iluminar no ambiente... Por questão de segurança (evitar incêndios e acidentes), seria melhor adquirir lâmpadas específicas para este fim.

Conversando em nossa igreja sobre costumes que temos ainda hoje, mesmo depois de aceitarmos Cristo, enumeramos muitas simpatias que ainda fazem parte de nós inconsciente e até conscientemente.
Com a única intenção de sermos totalmente libertos dos rituais pagãos, nos questionamos sobre o que significariam os ritos de aniversário. Já que não havia nenhum sentido lógico para fazer pedidos, apagar velas e entrar em um estado de alegria, por ter feito tudo isso. Então procurei respostas, para que realmente a verdade pudesse nos libertar.  "E conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará. João 8.32"

(FONTE: http://www.deldebbio.com.br/2010/09/09/ritual-de-aniversario/)
A origem deste ritual remota o Antigo Egito. Ele era realizado por magistas em todo o mundo (e imitado por TODAS as pessoas do Planeta, que não fazem idéia do que estão fazendo).
Segundo sua crença todos os anos o sol entra na conjunção perfeita com o mapa de cada pessoa, isso acontece no dia do aniversário, data em que é o período mais forte do ano para a realização deste ritual de transmutação;
Para ampliar o poder, os magistas convidam os amigos que através de presentes, emprestam sua energia pessoal para que o magista realize um evocação;
Durante a conjuração, ele se utiliza da energia dos convidados onde poderá "fazer os pedidos", evocando um Elemental do fogo (um demônio), que durante o ano estará presente para melhorar suas habilidades.
A conjuração é feita quando todos ficam no escuro e ascendem as velas (elemento fogo), e é feito neste momento o pedido para a entidade. Na época, era retirada a vela e colocada em outro local para queimar até o fim.
Após a retirada da vela, o aniversariante assoprava sobre o bolo devolvendo assim toda energia para os participantes da festa.

O uso das velas tem um significado oculto, o ato de acender e apagar tem significados em rituais mágicos.
Neste exemplo do aniversário, a vela era retirada em chamas, em outros ritos a chama é apagada após os efetuarem os desejos, para que haja liberação do espírito evocado sobre todo ambiente, por meio da fumaça a entidade se propaga nos participantes.
Em suas crenças, toda a atenção dedicada a vela, transforma-se em vibrações espirituais. A vela passa a ser um emissor repetidor de todos os desejos concentrados durante o acendimento.

Nota:
Leia direto da fonte que inseri no início.
Antes tudo, gostaria que lesse e entendesse que este post do Evangelho-Online citou somente os significados para os magistas. E não de toda a origem, e todos os significados da forma do bolo. Este é só um breve alerta para analisarmos se nossas práticas são tão "coerentes" quanto pensamos.
PESQUISE, VEJA O SIGNIFICADO PARA OS DEMAIS GRUPOS.

Você pode até achar isso tudo um monte de besteiras, e ainda questionar se realmente tem este símbolo.  Eu te faço um convite, pesquise sobre o assunto, no Google procure: "rituais com velas", e veja a quantidade de sites falando sobre magia (branca ou preta, magia é magia), as explicações das cores (tipos de demônios que são evocados).

Não sei se você já viu alguma macumba, mas sempre vemos os mesmos símbolos:
* UM PEDIDO
* UMA OFERENDA À ENTIDADE QUE VAI REALIZÁ-LA
* E VELAS

Colocam comidas, bebidas, cigarros e até dinheiro para que o desejo se cumpra, tentam agradar o demônio colocando velas que o representem.
Em filmes que contêm bruxaria, ou pactos com satanás além dos símbolos desenhados geralmente no chão, sobre cada ponto o que tem????? UMA VELA!!!


Será que a utilização da  vela em celebrações e rituais é tão inocente? Como pode a vela ser utilizada para consumar o mal e o bem?
Mateus 6.24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.


Espero que ao compartilhar este artigo, JESUS possa libertar você deste ritual tão satânico. Mas se quer continuar a celebrar o aniversário das pessoas que ama, faça diferente... pense nesta data como uma oportunidade para Cristo ser pregado.
Façam uma oração pela família, pelo aniversariante ou até mesmo pelos convidados. Perguntem se existe alguma lógica em acender, apagar velas em uma data como esta, tenho certeza de que a oração será muito mais "lógica" aos olhos de uma pessoa não convertida.

E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ JOÃO 8.32

15 comentários:

Ricle Oliveira disse...

Parabens pelo informe. Tive a curiosidade de procurar o assunto visto que hoje eh o aniversario de meu filho e durante a noite senti no espirito que a antiga e tradicional vela nao fazia sentido ao passo que entendi naquela hora que era mais um dos enganos herdados pelo pecado de nossos pais. Grato por nao se calarem.

Érika disse...

Agradeço pelo comentário, muitos destes rituais são realizados por nós, sem qualquer tipo de questionamento.
Espero que este post possa dispertar ainda mais pessoas para as práticas adotadas por nós cristãos.
Que Deus venha nos guiar, que Ele nos direcione para a verdadeira libertação.

Juliana Matias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliana Matias disse...

Ai, como me canso disso... Esse preconceito tosco dos evangélicos à tudo que forma a nossa identidade e a tudo que é de fora da religião deles... é de dar dó... Jesus não veio à terra e disse: "Ame ao próximo como eu vos amei, a menos que ele seja espírita... esse você pode xingar de macumbeiro viu" Vocês falam que tem a verdade e que estão no caminho da retidão mas o legado mais importante do líder de vocês, vocês não seguem... Preferem condenar quem é diferente. E além disso, o ritual de assoprar as velas não veio do Egito antigo. Isso foi inventismo do autor desse blog. O ritual começou na Grécia como homenagem à Deusa Ártemis, que simbolizava a lua. O bolo redondo simboliza a deusa e as velas simbolozavam o luar. Esse ritual foi absorvido pelos alemães e a cultura se transferiu através de Roma e suas conquistas territoriais. Não tem nada haver com 'macumbaria'. Lamentável esse autor de blog viu.

Érika disse...

Querida Juliana, acredito que você deva pesquisar melhor sobre as outras facetas do assunto.
Segui bases Magistas para o post. Seu posicionamento, somente nos alerta ainda mais.
Lamento se sentiu-se ofendida, em momento algum foi meu objetivo, e quanto a sua questão sobre o amor de Jesus, posso te afirmar que não odiamos os espíritas, seguimos os passos de Jesus, e não servimos a dois senhores.
Não entendi sua colocação, vc defende o espiritismo, defende rituais oriundos do candomblé, e umbanda, defende ao mesmo tempo, o paganismo grego.
Este post é destinado a edificação na verdade, e creio que você ainda precise conhecer melhor a Jesus e seus ensinamentos.
“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezaraá o outro. não podeis servir a Deus e a riqueza.” Mt 6,24.
E CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARÁ


Estou orando por você querida.

Valdete disse...

Olá , gostei do que a srª postou sobre aniversário, desde criança meus pais me ensinaram que o conceito bíblico sobre aniversário é errado.Sou muito criticada por não comemorar dizem que sou ignorante, mas como Testemunha de Jeová e estudante da palavra de Deus a Bíblia , sou consciente que é errado. Obrigada por ter o cuidado e a preocupação de postar sobre esse assunto, continue assim , pesquisando , e evangelizando, Jeová , Jesus te abençoe. Valdete

Moureverton disse...

Olá, nunca tive curiosidade de saber o que representava cada ato do aniversário e depois de ler o seu post pesquisei um pouco e realmente faz sentido. E a questão não é ser evangélico ou não, é seguir a palavra de deus a bíblia. Achei outra matéria no site da editora abril que confirma a origem pagã e alguns rituais, sabemos que a editora abril com certeza não é evangélica, sugiro que leiam e em cima disso pesquisem um pouco... segue o link http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quando-surgiu-o-costume-de-comemorar-aniversarios

Nadja disse...

Evangélico acredita em magia? Eu acredito que somente Deus ou vc sozinho tem o poder de realizar seus desejos, mais ninguém. Não é uma simples velinha que vai trazer "demônios" (espíritos trevosos) para seu lar. O que atrai demônio são pensamentos, sentimentos e atitudes negativas.

Érika disse...

A magia existe, e evangélico acredita sim. O fato é que estamos em Cristo e maldições ou feitiçarias não nos atingem. Acho que você não entendeu nada do que leu.
O texto trata das ORIGENS E SIGNIFICADOS com que foi criada a celebração da festa de aniversário.
Quem dera o mal fosse feito somente de pensamentos e atitudes negativas.
Não negligencie a verdade;

linda cart disse...

GLORIA A DEUS PELA SUA VIDA ERIKA... OBRIGADO POR NOS ABRIR OS OLHOS. FICA NA PAZ DO SENHOR...

Anônimo disse...

Concordo com vc Erica e Nadja Na Biblia esta escrito que Deus separou os dias os anos e a noite do dias para comemorações . Oque faz trazer Demonios em nossas vidas é a falta de Fé e de seguirmos a DEUS pois ele é o unico que pode dizer e o unico que pode nos salvar.

Thais Sales disse...

infelizmente, satanás cada vez mas, coloca festas, objetos, culturas entre outras coisas, para que a gente sem perceber caia em suas armadilhas.. tudo não se passa de ilusão! Isso mesmo, o aniversário é mais uma ilusão criada por satanás para que todos nos caiamos em sua armadilha. Não podemos servir a dois deuses, por isso eu prefiro largar esses costumes mundanos e servir a meu único e verdadeiro DEUS, JEOVÁ!


Anônimo disse...

BOM EU SOU EVANGÉLICA E COMEMOREI O 1º 2º E 3º ANINHO DO MEU FILHO, VIA OS TESTEMUNHAS DE JEOVA DAREM OUTRA EXPLICAÇÃO TOTALMENTE SEM LOJICA POR ESSE MOTIVO NUNCA MIM IMPORTEI NEM SENTI REMOÇO, MESMO PORQUE EM NENHUM DOS TRÊS ANOS ACONTECEU NENHUM TIPO DE RITUAL, NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO É REUNIR AMIGOS PARENTES ENFIM FAMÍLIA E FAZER A CRIANÇA FELIZ NENHUM TIPO DE PEDIDO FOI FEITO POIS MEU FILHO TEM APENAS TRÊS ANOS. SE DURANTE ESSE TEMPO ESTAVA FAZENDO ALGO ERRADO TENHO CERTEZA QUE NÃO SEREI JULGADA POR ISSO POIS FAZIA INOCENTIMENTE ASSIM COMO EU ACREDITO QUE MUITA GENTE FAÇA SEM SE TRATAR DE RITUAL NENHUM MAS ERIKA VOU PESQUISAR SOBRE ESSA ORIGEM E BUSCAR A VERDADE.

Anônimo disse...

Rapaz vc e maluco. O simbólico e resultado de manifestações coletivas. O valor que é dado a um símbolo vai depender da mente doentia que vai atribuir algum significado ao simbolo. Exemplo era cruz, simbolo de humilhação, para os romanos, mas que para os cristãos e simbolo de vitória. Da uma olhada em numeros 21 4-9 e faça uma relação com Jo 3 1- 20.
Jefferson, Cariacica ES

Jeferson Barcelos disse...

Tudo na vida deve ser estudado antes de ser tomado como causa objetiva.
O próprio autor indica busca do assunto. Então busque mais. O fato de ser uma ação pagã e tals, remete o caso de: é uma coisa ruim e vou parar pois, sou temente a Deus. Se existe outra coisa que ainda temos como costume e tem berço pagão é nossa obrigação parar, como servos do Todo Poderoso. Não existe crime pior que o outro. Existe o conhecimento das coisas uma coisinha que você fizer de mal, um "pecadinho" não te tornará menos malfeitor que o "homem" que mata e estupra, te tornará igual a ele. Reveja todos os seus conceitos. Todos erramos, mas quando temos a oportunidade de corrigir e passar a fazer o certo é a provação que nos está sendo concedida.