quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Pentecostalismo x Histeria



Mais uma postagem com tema polêmico...

É curioso como algumas situações nos direcionam a questionarmos limites, e crenças. Há os que dizem categoricamente que dúvidas, não são de Deus. E concordo, mas não de todo.
Temos que ter certeza de nossa fé em Deus em todo o tempo! Certeza que Sua graça nos alcançou e Seu amor por nós excede todo entendimento.
Entretanto, questionar nosso sistema, e até mesmo nossos costumes e prática cristã, nos aproxima de Deus. Claro, que os questionamentos e comparações devem ter a Palavra de Deus como guia e fonte. Assim como os bereanos descritos em Atos 17.10 e 11, que ouviam as pregações de Paulo e Silas, e as comparavam às Escrituras para saberem se realmente eles falavam a verdade.

Vamos voltar ao tema. Pentecostalismo x Histeria. 
Qual a diferença? Qual o limite? Por que algumas igrejas fazem tanto "barulho"? 

Ouvimos muitas vezes: DEUS NÃO É SURDO! PARA QUE GRITAR NAS IGREJAS?
E de fato! Deus não é surdo, temos exemplos bíblicos para ambas as posições.

* Oração silenciosa:  E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus 6:5-6
* Oração e ministração com volume e intensidade mais elevada: "Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressões e à casa de Jacó, os seus pecados." Isaías 58:1/ Esdras 3.13

Não sou contra o pentecostalismo (verdadeiro, puro, simples e sincero) aquele que realmente agrada o coração de Deus.
Mas fico um pouco "descrente" da origem, quando vejo somente BARULHO, GRITARIA = HISTERIA! Sim! E a histeria tem sido muito comum!
Eu não duvido que tenha muita gente sincera, pessoas que muitas vezes nascem e crescem neste meio e nem se quer compreendem que é possível se relacionar com Deus, e expor o coração sem gritos, socos, e pontapés. São pessoas que ainda não aprenderam que Jesus algumas vezes queria o silêncio, e por meio dele, glorificava a natureza imaculada, Benevolente e Graciosa de Deus.
Tem sido comum virais de igrejas que em suas "ministrações e campanhas" começam a rodopiar, e gritar sem controle, eles oram por celulares, fazem oração da vassoura, quebram tijolos, e tantas outras coisas...


Meu objetivo, não é desviar seu coração destes movimentos, muito menos, fazer com que você passe a repudiar todos eles.
Creio que como um bom cristão, nosso dever é discernir! Vamos analisar de onde vem, e principalmente de qual espírito vem.
Não estou falando que todos os exageros que vemos são do diabo. Estou dizendo que muitas vezes vem do próprio homem. Não é ministração do Espírito Santo de Deus, mas se torna uma explosão carnal querendo se passar por espiritual simplesmente para conseguir respeito, ou admiração dos outros.
De fato, sei que no pentecoste quando o Espírito foi derramado sobre os discípulos, houve um som forte, houve línguas e todos ali manifestavem juntos o poder de Deus.

Atentemos a todo texto e contexto... Atos 2.1-12 Eram cheios, falavam em línguas a fim de ministrarem salvação aos presentes.

Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
¶ Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
1 Coríntios 14:12-19

Palavras de Paulo! Acho que ele tem um pouco de moral para seguirmos seu exemplo não é?
Por isso, não podemos desprezar o dom de línguas, entretanto, não podemos exaltá-la como única fonte de edificação, ou exclusiva manifestação de Deus. Falar em línguas está em segundo plano em relação a pregação do evangelho.
Já vi um caso em que a Palavra de Deus era pregada, e um irmãozinho não parava de falar em línguas, e gritar... No caso dele era evidente que não era por Deus, ele estava querendo aparecer. 
É para isso que precisamos nos atentar, ter entendimento para ponderar, a Palavra de Deus é sempre prioridade. O anuncio do evangelho para conversão de pessoas é a prioridade!

Para tudo deve existir ordem, para tudo existe princípios, e para a manifestação de dons não é diferente.
Vamos diminuir o barulho vazio, e nos enchermos realmente do Deus vivo. Que nossa verdadeira preocupação seja a conversão e edificação da igreja, e não demonstrar "santidade falando em línguas".
Santidade se vive! 

Leiamos Coríntios, e aprendamos com o apóstolo do Senhor, a melhor maneira de glorificarmos a Ele.


Deus te abençoe.


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Posso levar meu filho na matinê do carnaval?



Por Renato Vargens

Volta e meia alguém me pergunta:

"Pastor, qual o problema em levar os meus filhos a um baile  de carnaval infantil? O senhor vê algum equivoco nisso? O meu desejo é que eles se divirtam um pouco, nada além disso, aliás, qual a sua opinião sobre o assunto?

Ora, bem sei que a motivação dos pais em levarem os seus filhos a um baile infantil é a melhor possível, todavia, vejo que ao fazê-lo, os pais cometem um erro gravíssimo.

Veja abaixo cinco motivos porque acredito que os pais não devem levar os seus filhos a um baile de carnaval:

1- O carnaval é uma festa profana que promove conceitos e valores absolutamente antagônicos a Palavra de Deus.

2- O carnaval é uma festa promíscua e imoral onde o adultério, a imoralidade e a irresponsabilidade sexual é exaltada.

3- O carnaval é uma festa mundana onde o amor é relativizado, a vida "coisificada" e os relacionamentos descartados.

4- O carnaval é a festa da carne onde a natureza humana decaída e a apóstata se alimentam de todo tipo de pecado e iniquidade.

5- O carnaval, seu conteúdo, seus valores, e pecaminosidade afrontam a santidade de Deus não glorificando em nada o nome de Cristo.

Ao ler essas razões talvez você esteja dizendo consigo mesmo: Ah! que bobagem! Discordo disso, até proque, pretendo levar os meus filhos num baile infantil e não num baile de adultos."

Pois é, a estes eu respondo dizendo:

Hoje você leva os seus filhos, amanhã eles irão sozinhos. E não adiantará em nada dizer-lhes que o carnaval é promiscuo, imoral, e perverso, mesmo porque, eles lhe responderão dizendo: "Ué, se é isso tudo, por que quando crianças vocês nos levavam aos bailes infantis?"

Portanto, antes de levar os seus filhos a "festa da carne", pense bem e reflita  se com essa atitude você estará glorificando a Deus, bem como contribuindo para a edificação daqueles que o Senhor os confiou.

***

Fonte:  Pr. Renato Vargens

Quem é o maior no Reino?

Jesus é mesmo o maior Homem que já existiu. Certa vez os discípulos o questionavam, desejando saber qual deles era o maior do reino;
Jesus coloca uma criança na frente deles, e com uma resposta incrivelmente profunda, diz que eles nem se quer entrariam no reino, se não fossem como aquela criança;

Curioso, interessante, e intenso!


¶ Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
Mateus 18:1-5


Mas o que tem uma criança, para se tornar exemplo para adultos?

Claro que não estaremos falando dos pontos negativos como birra, e tudo mais... 
Vamos tentar extrair as razões pelas quais as crianças são indicadas como verdadeiros servos de Deus, dignas de redenção.

1º Uma criança consegue perdoar rapidamente.
Mateus 18.21-22 "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Quem já viu crianças brincando, com toda certeza  presenciou as fontes de perdão. Pequenas discussões rapidamente são colocadas no passado. E atitudes erradas do amiguinho, não são mais tão relevantes;
O que nos direciona para para o próximo... 

2º Uma criança tem muito mais facilidade em reter e se lembrar de coisas boas.
Claro que aprendem o que foi ensinado. Mas se uma brincadeira entre amigos termina com uma briguinha, a criança consegue perdoar o atrito, pois sua memória tem facilidade em lembrar dos bons momentos. 
Lemos em Lamentações 3.21 " Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança".
Quisera os adultos possuíssem este atributo... Se não o temos, podemos desenvolvê-lo, o que acha?
Relembrar coisas boas, nos faz bem. Quantas pessoas não estão por aí, depressivas com pensamentos de morte. Procure relembrar coisas boas, tenho certeza que fará bem a sua alma.

3º Uma criança consegue extrair o melhor dos outros.

Quem já se aproximou de um bebê, vai compreender o que estou querendo dizer. Todos quando estamos com alguma criança, tentamos receber um sorriso, e para isso acontecer nos esforçamos, fazemos graça, e muuuuitas vezes fazemos papel de bobo, tudo para ganhar um pequeno e sincero sorrisinho, não é verdade?
Olhe para esta criança 
<<<<<<<
e me responda:
 Olhar seu sorriso sincero e doce, não traz paz em seu coração?
Isso nos mostra o quanto uma criança pode extrair coisas boas. 
A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
João 16:21


4º Exemplos de sinceridade e simplicidade.
Em sua essência a criança é sincera e simples, se ela não vai com a cara de alguém, ela não se expressa e ponto. Não adianta fazer graça, virar mortal ou um duplo escarpado, ela vai te ignorar mesmo. Isso porque ela demonstra o que sente. 
Será que alguém já notou que os brinquedos caros atraem a princípio, mas são as latinhas, pauzinhos e até o barro que ocupam o coração das crianças. 
Eu entendo que a mídia tem modificado a simplicidade delas, e muitas vezes condicionado a felicidade ao consumo de produtos.

5º Expressam o que sentem e sabem dizer: Eu não sei.
Estava lendo uma matéria que não me lembro onde, onde um psicólogo analisava a capacidade de aprendizado de diversas pessoas.
E ele enfatizava: Se o cérebro de um adulto é maior e melhor desenvolvido, por que as crianças tem maior facilidade de aprendizado? 
Simplesmente, porque elas não constroem muros. Elas falam abertamente: EU NÃO SEI; Nós temos o mal hábito de "disfarçar" nosso conhecimento. Falar EU NÃO SEI, está fora de cogitação, pois admitindo estamos expondo nossa ignorância e passando vergonha.
São exatamente estes muros que nos impedem de aprendermos mais. Nós limitamos nossa capacidade, enquanto uma criança não tem medo de não saber. Ela pergunta, questiona, tem suas dúvidas eternas e inocentes.

Precisamos olhar mais para os pequenos, orientar o seu crescimento, mas extrair deles estes gestos são simples, doces e amáveis.

Sejamos como verdadeiras crianças;

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.