sábado, 7 de maio de 2011

Provando a veracidade da Bíblia - Tiro

Prova Histórica – Tiro

Cidade portuária e muito rica, fazia exportação de tecidos tingidos, vidros, madeiras nobres e metais. Os reis de Tiro sempre tiveram aliança com Israel, (Hirão enviou madeira para a construção da casa de Davi 2Sm 5.11), e para Salomão enviou madeiras nobres para a construção do templo 2 Sm 5.1-5.

Com o tempo, estes reis começaram a pecar contra Deus e trair Israel.
Jezabel (a mulher que mandou matar muitos profetas de Deus, inclusive Elias) era filha de um rei de Tiro 1Reis 16:31.
Por causa da mudança de Tiro, Deus promete a ruína da cidade, no livro de Ezequiel capítulos 26, 27 e 28.
Ø Ez 26:3 Eis que eu estou contra ti, ó Tiro, e farei subir contra ti muitas nações, como o mar faz subir as suas ondas


Por volta de 580 a.C. Nabucodonozor invade a cidade lutando nela cerca de 13 anos, destruindo grande parte da cidade fez com que os habitantes fugissem para sua ilha, uma fortaleza próximo a Tiro onde abrigava as pessoas com segurança, atrás de seus altos muros.

Depois da Babilônia os Medos e Persas atacam, cumprindo o verso 3...e farei subir contra ti muitas nações, como o mar faz subir as suas ondas,”.

Em 332 a. C. Alexandre o Grande cumpriu o versículo “12 E roubarão as tuas riquezas, e saquearão as tuas mercadorias, e derrubarão os teus muros, e arrasarão as tuas casas agradáveis; e lançarão no meio das águas as tuas pedras, e as tuas madeiras, e o teu pó”, roubam todas as riquezas, e em um ataque devastador lançaram os destroços da cidade nas águas com a intenção de construírem uma ponte para terem acesso a ilha, onde ainda estavam abrigados e protegidos com muros altos. Alexandre sempre atacando com arqueiros e catapultas, mas conseguiu somente por aríetes destruir os muros da cidade.

Levou 7 meses para que toda a cidade de Tiro se rendesse, depois de muitas mortes e ataques incessantes; os sobreviventes foram vendidos como escravos.


Hoje não existe mais a cidade de Tiro, atualmente a região ainda possui sinais de destruição em alguns pontos, e seu nome atualmente é Sur Ez 26.14 “...jamais será edificada”. A ilha se transformou em uma península, e pode ser vista através de mapas e satélites.


Ez 26.14     E farei de ti uma penha descalvada; virás a ser um enxugadouro das redes, nunca mais serás edificada; porque eu o SENHOR o falei, diz o Senhor DEUS. Hoje existem milhares de pescadores que utilizam a área como local para pesca, navegações e barcos estão em toda a costa de Sur, cumprindo-se literalmente a Palavra de Deus. Ainda hoje existe rivalidade entre Israel e Tiro.



Um comentário:

Daniel disse...

Sensacional!!!