Você pode até dizer: "Ah mas ele é bom...", "não faz mal acreditar..."
Toda esta lenda poderia ser aceita, se ele não assumisse em sí o caráter e atributos de Deus, ou tentasse ser mais lembrado do que qualquer outro personagem nas proximidades do final de cada ano.
Surgiu no catolicismo e paganismo, por volta do século 4, abafando o paganismo e cristianizando suas celebrações. No inglês natal CHRISTMAS christ e mass que significa missa de Cristo. Sem mencionar os duendes que fazem alusão a divindades místicas
Veja se você concorda, ele recebe:
a) ONISCIÊNCIA- conhece as crianças seu comportamento e pedidos
b) ONIPRESENÇA – consegue em todo mundo às 00:00h descer as chaminés de deixar presentes.
c) ONIPOTÊNCIA – julga, controla o tempo, faz as renas voarem
d) ETERNIDADE – é sempre o mesmo por séculos.
São Nicolau nasceu no século 3 na Grécia, quando seus pais morreram tornou-se religioso. Aos 19 anos era sacerdote. Dizia que em sua cidade moravam 3 jovens que não podiam casar por falta de dote, e por isso o pai iria vendê-las. Nicolau ao saber, jogou um saco de moedas que acidentalmente caiu em uma meia que estava secando na lareira. Ele fez isso com as outras 2 irmãs e o pai descobriu começou a pregar sua generosidade.
Sua fama cresceu na igreja, lhe atribuíram milagres, e um dia de festa 6 de Dezembro, onde presenteava crianças vestido com roupa de bispo e montado sobre um burro. A data passou para dia 25 de Dezembro, e passou a ser chamado Santa Claus.
Em 1809 foi escrito um livro onde era descrito como bom velhinho que montava em um cavalo branco voador e distribuía presentes. Já em 1823 o poeta e professor Clement C. Moore, o enalteceu trocando o cavalo por renas que puxavam trenó.
E assim começou a mudar de forma, até que em 1931 a Coca –cola pediu para o desenhista Habdom Sundblon redesenhar Santa Claus para ser mais próximo, e assim nasceu o papai Noel que conhecemos.
Não levem a mal, mas este cara aí, é a maior ilusão cristã de todos os tempos, claro que juntamente com ele temos de brinde - o natal.
* Jesus nunca pediu para celebrarmos seu nascimento, e sim sua morte.
* É impossível que seu nascimento tenha sido nesta época pois lemos "... havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho." (Lucas 2:8)
* Sendo que vemos em Esdras 10:9,13 que esta era uma época de chuvas, rebanhos não ficavam nos campos, e como os três reis seguiriam a estrela em um céu chuvoso????
* Esta data sempre foi utilizada como festas pagãs, basta pesquisar sobre a festa da saturnalia.
Árvore
Segundo a fábula babilônica, um pinheiro renasce de um tronco morto, simbolizava que Ninrode voltou a viver em Tamuz.
Aos druidas o carvalho era sagrado, para os egípcios era a palmeira, em Roma o abeto era decorado com cerejas pretas na saturnália, e era o deus odim que presenteava quando alguém se aproximava de sua árvore.
Biblicamente era lugar onde acontecia idolatria e oferta a deuses,
1 Rs 14:23 “Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Asera sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde.”
Dt 16:21 “Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do SENHOR teu Deus, que fizeres para ti.”
Os 4:13 “Sacrificam sobre os cumes dos montes, e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho, e do álamo, e do olmeiro, porque é boa a sua sombra; por isso vossas filhas se prostituem, e as vossas noras adulteram”.
* Outro detalhe, Jesus nasceu onde??? - em uma mangedoura, correto? Então de onde vem a árvore de natal????? (já que esta festa simboliza o nascimento de Cristo)(Jeremias 32:35) - E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.
> Agora você se lembra o que é colocado embaixo das árvores? Ofertas, presentes! O mesmo ritual, só com roupa diferente.
* Cada símbolo, tem um significado, como:
a) Guirlanda: É o sinal de boas vindas aos espiritos do deus sol
b) Velas: Animar o deus sol.
c) Pinha: simbolo da imortalidade
SEJA INTELIGENTE, PRA QUE CONSTRUIR MUROS? CRIE PONTES QUE PERMITAM TER COMUNHÃO COM TODOS.
Cabe a você ter equilíbrio. Não digo para exterminar tudo da criança e motivar ela deixar de usar a imaginação, sonhar e brincar. Entretanto, é importante saber que tudo isso não é real.
Que existe Alguém que realmente conhece seus coração.
Que ama, e presenteou com o maior que podia oferecer: Seu Filho.
Se for realmente comemorar, lembre-se que é um dia para o amor reinar. Não é só a festa, comidas e diversão.
É RECOMEÇO, PERDÃO E O PRINCIPAL: AMOR!!!
Um comentário:
Sempre caímos no conto da maça no Eden.
Parabéns pelo post;
Postar um comentário