quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Judá e Tamar – O Preço De Uma Aliança

Resumo da história Gênesis Capítulo 38

Judá era o 4º filho de Jacó, depois de dar idéia de vender seu irmão mais novo José Gn 37:26, forjar a morte para seu pai, se distancia dos seus irmãos, e vai para Adulão. Lá ele toma uma mulher, filha se Sua, e com ela tem 3 filhos: ER, ONÃ E SELÁ.
O primogênito Er casou-se com Tamar, no versículo 7 diz: ”Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, pelo que o Senhor o matou”.
Segundo a tradição, obedeciam a Lei do Levirato, ato em que a viúva casava com o irmão do falecido para que o primeiro filho  fosse considerado descendente do ex marido.
Onã aceitou casar com Tamar, porém, se negava em fecundá-la v. 10: “E o que fazia era maus aos olhos do Senhor, pelo que também o matou”
Judá pede para Tamar voltar a casa de seu pai e esperar até que Selá tenha idade de casar.
Tempos depois, a esposa de Judá morre, após se consolar, vai com um amigo tosquiar ovelhas em Timna. Tamar ao saber, e perceber que havia sido enganada, se veste como prostituta e espera no caminho onde seu sogro passaria.
Quando viu a prostituta, ajustou seu preço (um cabrito), mas como não o tinha ali, ela pede um penhor: SEU SELO, CAJADO E CORDÃO. E assim firmam e tem o programa; Depois Judá manda um amigo entregar o cabrito e pegar seus pertences, mas não a encontra mais.
Três meses depois Tamar é acusada de adultério e Judá manda que a queimem, ela envia um recado ao sogro, dizendo: De quem pertencem estes objetos é o homem de quem concebeu.
Judá reconhece seus pertences e seu erro, e permite que ela viva, desta gestação nascem Perez e Zerá; Jesus é descendente direto de Perez.


Meditação
Judá era bisneto de Abraão, neto de Isaque e filho de Jacó.
Judá era o maior herdeiro das promessas de Deus.
A benção que foi dada de por pai Gn 49, enfatiza que dele viria um Homem em que o cetro não o deixaria.
Judá seria louvado, possuiria autoridade para que suas mãos estivesse no pescoço dos inimigos.
JESUS É O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ;
Mas diante de tanta autoridade que Deus daria, diante de tanta honra. Ele acaba trocando sua identidade pelo prazer momentâneo do pecado. Ele pergunta à mulher, o que ela queria e ela escolhe: SEU SELO, SEU CAJADO, E SEU CORDÃO – e ele dá;
Curiosidade: O selo era usado na mão ou em um cordão no pescoço, era como uma assinatura, sua identidade, retrata sua descendência e o seu cajado, sua autoridade, era um instrumento essencial para seu ofício.
O selo, ou anel é importante em diferentes culturas:
·         O filho pródigo, ao retornar recebe um anel – simbolizando que era considerado novamente da  família.
·         Mordecai recebe do rei Assueroo anel de Hamã – simbolizando autoridade política.
·         José recebe um anel de Faraó – simbolizando que ele era o 2º maior homem do Egito.
·         Deus fez uma aliança com Noé através do arco íris.
·         Nós quando casamos, trocamos um anel como prova de fidelidade no nosso compromisso.
·         Possuímos 2 alianças, 2 pactos o Velho e Novo testamento.
·         Jesus fez conosco uma aliança, onde seu sangue era o selo: HB 13.20 “Ora, o Deus de paz, que pelo seu sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos o nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor de ovelhas”.
E quantos de nós agimos como Judá, oferecemos de bandeja nossas alianças, nosso compromisso, nossa identidade.
A dignidade é trocada por alguns momentos de prazer, e de diversão.
O caráter, e a autoridade recebidas de Deus, são oferecidos à satanás. Alianças do casamento, aliança familiar, aliança espiritual e nossa própria salvação;
Deus nos deu este exemplo na Bíblia, para que zelemos por nossa aliança.
Não permita ou troque sua autoridade, sua autoridade, sua identidade, sua família, sua esposa, ou marido, não troque Jesus.
Ainda há tempo para abandonar as atitudes erradas.
O sangue de Jesus Cristo tem poder, esta aliança ainda está acessível, ainda é real.

Nenhum comentário: