sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estudo: A figura de um Pastor



Biblicamente, a palavra pastor pode estar relacionada não somente ao nosso líder eclesiástico que prega nos cultos. Podemos listar 04 tipos diferentes da utilização da palavra PASTOR.

* Ministério
* Profissão
* Senhor Jesus
* Senhor Deus

 
Ministerialmente, podemos enfatizar homens que receberam este dom, como mencionado por Paulo em Efésios 4.11  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Profissionalmente, vemos relatos em toda a bíblica sobre pessoas que criavam estes tipos de animais.

Deus  -  É o versículo mais conhecido entre cristãos: Sl 23 O SENHOR É O MEU PASTOR, E NADA ME FALTARÁ.
Jesus - Em João 10 Jesus direciona quase interamente o capítulo afirmando que Ele é o BOM PASTOR.

Diante de tanta diferença, reconhecemos as pessoas que eram pastores de formas diversas. Alguns exerciam a funcão de cuidar de animais, e outros, cuidavam de pessoas, ou até ambos.
*Abel era um pastor  Gn 4.2
* Abraão, Isaque, Jacó Gn 13.7, 26.20, 30.36
* Raquel e Rebeca eram Pastoras Gn 29.3
* Davi 2 Sm 5.2
* Moisés Ex 3.1
* Amós 1.1

Muito mais que somente pregar, um pastor, é responsável pelas ovelhas. É ele quem as alimenta, cuida, protege, resgata se necessário; 
O pastor é o responsável pela organização do culto à Deus, é ele quem recebe e instrui o rebanho ao crescimento, segundo Deus. 
Lembre-se o centro do culto é Deus! Qualquer homem, pastor, ministro ou seja lá quem for, que dirigir atenções ou um culto para sí, está pecando. ISSO TAMBÉM É IDOLATRIA. 
Todo louvor, toda adoração deve ser rendida a Deus, e não a homens. 
Menosprezar um pastor também é pecado, respeito e submissão é essencial para a vida cristã.

Jesus no capítulo 10 de João se entitula O BOM PASTOR. Esta afirmação nos remete a entender que é necessário termos um pastor.



* Ele conhece e é conhecido pelas ovelhas - A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora João 10:3

* Ovelhas ouvem a voz do pastor e a seguem -As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; João 10:27


A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
João 10:3
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
João 10:3
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
João 10:3
 
* As ovelhas são incapazes de acertar o caminho - Lendo sobre ovelhas, me deparei com um relato que achei curioso: As ovelhas mesmo vendo o caminho para o aprisco não entendem o caminho que devem percorrer, por isso os pastores tem que estar sempre observando-as, resumindo, as ovelhas são burras! Por isso que o Salmo 32.8 é tão real - Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos 

*O pastor provê alimento e águas boas para elas -Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Salmos 23:2

* O cajado e vara protegem, direciona ao arrependimento. A vara e o cajado era um meio pelo qual os pastores recolocavam as ovelhas no caminho correto, era através destes objetos que o pastor conseguia até mesmo salvar ovelhas que caiam em fendas e penhascos. Enquanto eram retiradas elas sentiam DORES, dores que levavam a salvação; 
Todos nós precisamos passar por estes momentos de dores, passar pelo arrependimento, chorar por nossos erros, e permitir que Jesus nos direcione ao caminho correto - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4



* Jesus ainda busca ovelhas perdidas -Que vos parece? Se algum homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não irá pelos montes, deixando as noventa e nove, em busca da que se desgarrou? Mateus 18:12

*Para habitarmos na Casa do Senhor por longos dias -Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias Salmos 23:6

As Ovelhas somos nós, portanto:
> Precisamos conhecer a voz de Deus
> Precisamos  ouvir e obedecer a voz de Deus
> Precisamos reconhecer que somos incapazes, lembre-se: você é burro! Não pode nem salvar-se sozinho.
> Precisamos nos alimentar das coisas de Deus.
> O cajado - ARREPENDIMENTO é essencial para a vida.
> Jesus ainda busca por ovelhas perdidas, busque você também.
> Jesus separará bode de ovelha, pode ser que você esteja sentado ao lado de um bode, mas pode ser também, que você seja o bode. Se existe ainda áreas que é preciso conserto e mudança aproveite o dia que se chama hoje. Jesus muda a natureza o temperamento, e o caráter.
Lembre-se você tem um pastor, O CRIADOR DOS CÉUS E DA TERRA É O NOSSO PASTOR.




Toda honra e Glória a Ti Senhor.



 

Nenhum comentário: