segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Somos um Espelho de Deus

É um tema estranho para abordar, mas Paulo tratou clamente do assunto em:
2 Corintios 3:18. "Mas todos nós, com o rosto descoberto, refltindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."

Recebemos cobranças diárias a repeito da postura de pastores, líderes e até membros evangélicos, que muitas vezes não dão um bom testemunho de vida.
O fato, é que o mundo pede uma atitude diferenciada de nós cristãos. Atitudes de Cristo.

Paulo usa o exemplo de um espelho para ilustrar a maneira como se parecer com Cristo.
Aparentemente fora de contexto, pois os versos anteriores tratam sobre o véu. Mas compreendendo o que Paulo quer dizer, podemos claramente ver e concordar com ele.

1º Para um espelho refletir algo, é preciso estar descoberto
v. 15 Mas até hoje, quando é lido Moisés o véu está posto sobre o coração deles.
A primeira regra é simples, óbvia e clara, um espelho só pode refletir se não estiver coberto. 
No versículo 15, Paulo relembra quando Moisés desceu do monte e seu rosto resplandecia a glória de Deus, o véu era colocado sobre seu rosto para que Israel pudesse olhar diretamente para ele, o véu encobria, bloqueava e deixava inacessível a glória de Deus. É por este motivo que Jesus ao morrer fez com que o véu do templo se rasgasse.

2º Para um espelho refletir é preciso estar limpo.
Isaías 59.2 Mas os vossos pecados fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados, encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
Outra regra simples de um espelho, é que ele só reflete se estiver limpo. A imagem de Cristo só será expressa em nós, se nossos pecados começarem a sair. É impossível manifestarmos atitudes de Cristo imundos com a sujeira do pecado.

3º Para um espelho refletir, é preciso estar direcionado
O mais curioso deste passo, é que é um princípio básico. Um espelho só pode refletir o que está diante dele, e não o que está atrás.
Se Jesus está na nossa frente, e se estivermos direcionados à Ele, a sua Imagem se projeta em nós.
Agora, como nós somos um espelho, e estivermos direcionados para outras coisas, refletimos outras coisas, outras imagens, outras atitudes e não a Cristo.

4º O espelho REFLETE UMA IMAGEM, mas não deixa de ser espelho.
Este aqui é especialmente feito para nós, mesmo transparecendo a imagem de Jesus, não podemos nos esquecer que Ele é exemplo, nunca devemos nos gloriar nisso. Somos o instrumento que Deus usa, mas quem sempre tem que ser glorificado, é o Senhor. 
Somos comprados por um preço único, mas isso não faz de nós Deuses, e sim servos.
 
 
somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.


Se cumprirmos cada um destes princípios, seremos diariamente transformados, a ponto de Cristo resplandecer em nós, a ponto de Deus ser uma extenção de graça e misericórdia em nós. Seremos sua imagem e semelhança.

Que imagem você tem refletido para sua família, visinhos, e amigos?


Santifique-se e se encha do Espírito de Deus.

O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz. – Números 6.24-26


 
2 Coríntios 3:18
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.
2 Coríntios 3:18

Nenhum comentário: