quarta-feira, 7 de maio de 2014

Fases da vida cristã.

Ótimo dia, repleto de bençãos espirituais a você querido leitor.

Venho escrever a respeito das fases da vida cristã, de uma maneira bem abrangente, comente deixe aqui sua experiência.

A vida cristão se inicia de maneiras diferentes para cada um de nós. Para muitos esta longa jornada tem início após momentos angustiantes, para outros, é uma decisão de uma vida diferente, e até mesmo questão de afinidades sentimentais. Independentemente da maneira que se iniciou, a caminhada é parecida para muitos.
Sonhos, anseios, frustrações, prazeres, devoção...

Como em um relacionamento a vida cristã se inicia na PAIXÃO.
Paixão? Exatamente, nesta fase não vemos os "problemas", não vemos os erros, queremos somente fogo, paixão e glória rss. 
Nesta fase é muito comum pessoas se quebrantando e não se ausentando de nenhum culto. Mas toda paixão um dia se transforma, e em alguns casos se transforma em:

REVOLTA! Revolta com as pessoas que não se convertem, revolta com seitas que não veem a verdade. Este inconformismo resulta na REVOLUÇÃO.

A revolução se inicia na própria igreja, tentativas de mudar o sistema. Nesta fase a pessoa vê que existem um monte de pecadores no culto, gente (como a gente) que por vezes ainda peca, ainda mente, ainda fala demais. Gente que "complica" tudo, e não faz as coisas como nós julgamos certo. Coisas do tipo:
*Ah aquele líder exige muito de mim, e nada daquele irmão ali...
*Queria ter acesso ao microfone e aquele irmãozinho iria ver só, falaria muito sobre o seu pecado!
*Mas esta forma de culto está errada!
*Eu colocaria isso, ou aquilo na igreja!
*Isso ou aquilo precisa ser transformado (POR MIM).
A sede de revolução, se manifesta e é nesta etapa onde MUITAS pessoas saem das igrejas.
Nesta fase, nos doemos pelas palavras a um irmão chegado nosso, nesta fase é fácil escolher ficar em casa, e já as reuniões se tornam desnecessárias porque nada muda. Na Revolução, o erro do outro se torna muito EVIDENTE, a ponto de não vermos os nossos.
É uma fase perigosa, onde se inflama ou se é inflamado.
Mas se Cristo ainda for ouvido, Ele nos direciona para a fase do:

ENTENDIMENTO E COMPREENSÃO!
Aqui o Senhor continua tratando dia após dia, aqui nesta fase, as lições são duras, mas transformam nosso caráter.
Entendemos que pecados os outros vão ter sim, mesmo que tenham 50 anos na igreja. Além de ver o pecado do outro, aprendemos a olhar no espelho.
Muitas pessoas na fase anterior se afastam por se sentirem decepcionadas com outras, se você está em qualquer fase anterior, aprenda isso que escreverei abaixo.

* VOCÊ É PODRE DE PECADOS, NÃO ESPERE QUE AS OUTRAS PESSOAS SEJAM TOTALMENTE SANTAS, ELA TBM TEM PECADOS.
Mas se lembre de que a podridão começa em você. Se vc é podre, deve olhar de baixo para cima, considerando o outro superior a você. Mesmo que o outro esteja pecando, ele é melhor.  "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3"
* Diante da conduta do outro fora dos padrões bíblicos, sua FUNÇÃO E OBRIGAÇÃO, não é somente exortar, refutar, acusar ou agredir, você deve "Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2"
Suportar, não é sinônimo de tolerar, este suportar é DAR SUPORTE. Nós precisamos ser o que mantem outras pessoas de pé, nós é que somos os responsáveis por manter outros irmãos em seu lugar fortalecidos em Cristo. 
Como fazer isso? Paulo nos orienta: em amor. Vejo este amor citado por Paulo, como uma avó, orienta o neto que está vacilando.
Ela fala com amor, utilizando a linguagem que o neto entende, ouvindo, aconselhando, chorando, orando, enfim, amando.

Pode ser que existam fases que não mencionei, por hora estes são os exemplos que gostaria de dar. 


Ora, tudo isto lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.



Você é vencedor em Cristo, não escolha o sofrimento, fases acontecem com todos, mas devem ser superadas em Cristo. 


Se afastar de Deus ou da igreja nunca foi uma opção.

Nenhum comentário: