quinta-feira, 29 de maio de 2014

O Sofrimento

Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e tomou pão e um odre de água e os deu a Agar, pondo-os sobre o seu ombro; também lhe deu o menino e despediu-a; e ela partiu, andando errante no deserto de Berseba.
E consumida a água do odre, lançou o menino debaixo de uma das árvores.
E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
Agar acaba de ser enviada ao deserto com Ismael, recebe uma porção de alimento e água. Tempo depois a provisão acaba, e Ismael já desfalecido é acomodado sob uma árvore por sua mãe.
Agar se afasta alguns metros para não ver a morte, e se derrama em choro.
Agar entra em um profundo sofrimento.

É muito comum ouvirmos menções de que depois de Cristo em nossas vidas, não teremos mais sofrimento.
Louvores constantemente declaram que teremos só vitória, que seremos elevados à palcos, e nossos inimigos aplaudirão nosso triunfo.
Mensagens são pregadas com este contexto, e até mesmo propagandas dão a entender que após irem para a igreja, a família desestruturada foi abençoada, a pessoa se torna um empresário vitorioso e de grande sucesso, resumindo: sem sofrimentos!

Nós mesmo sendo cristãos, podemos sofrer com a natureza: problemas climáticos, terremotos, vulcões.
Podemos passar por problemas sociais e morais, podemos ficar desempregados e até mesmo falir.
Espiritualmente, estamos em um mundo que jaz no maligno, o governador deste mundo é nosso inimigo, e ele não vai facilitar para nenhum de nós.
Jesus nos alertou que teríamos algum tipo de sofrimento.
Mas tenho-vos dito isso, pra que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16. 33

Já postei anteriormente o testemunho: 
Wang Mingdao foi o pastor e evangelista mais famoso da China. Ele ficou 23 anos na cadeia por crer em Deus. Durante uma entrevista, um jornalista da Portas Abertas lhe fez a seguinte pergunta:
- Nunca serei posto numa cadeia como o senhor. Como a sua fé pode impactar a minha? 
Depois de refletir um pouco sobre o assunto, Mingdao respondeu: 
- Quando me prenderam, fiquei arrasado. Eu desejava realizar cruzadas evangelísticas pela China; queria estudar minha Bíblia e escrever mais sermões. Mas, em vez de servir a Deus dessas formas, vi-me sentado sozinho numa cela escura. Não podia usar o tempo para escrever livros - não tinha papel e caneta. Não podia estudar a Bíblia e preparar sermões; tiraram a minha Bíblia de mim. Eu não tinha uma pessoa sequer a quem testemunhar, porque o carcereiro apenas empurrava minhas refeições pela porta da cela. Tudo o que me dava sentido como obreiro cristão fora tirado de mim. Eu não tinha nada a fazer. Nada, exceto conhecer Deus. E durante vinte anos aquele foi o melhor relacionamento que tive. Fui jogado numa cela, mas você terá de jogar-se numa. Você mesmo precisa construir uma cela para poder fazer por si próprio o que a perseguição fez por mim: simplificar sua vida e conhecer Deus. 
Extraído do livro A fé que persevera.

* Pedro estava preso, com a certeza da morte, mas a igreja descrita em Atos se reúne para clamar e interceder por ele, até que um anjo o liberta da prisão.
* Paulo estava em uma cadeia quando escreveu epístolas para diversas igrejas.
* Estevão estava diante de um tenso julgamento, quando olha para o alto e vê Jesus em pé, ao lado do Senhor.
* João estava em Patmos, e recebeu a maior revelação da biblia, ele viu o Cordeiro glorificado e todo o Apocalipse.

O sofrimento nos aproxima de Deus, pois, nele nosso ego diminui, e nossa humildade aumenta, estamos com o coração mais sensível para ouvir a Deus e receber Dele um afago de sua presença.

O sofrimento:
> Nos faz conhecermos mais a Deus
> Gera santidade
> Gera unidade e Comunhão 
> Nos ensina a superarmos problemas
> Gera frutos

Agar estava sofrendo, mas o que fez a diferença foi a atitude.
E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o anjo de Deus a Agar desde os céus, e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino desde o lugar onde está.

Deus ouviu a voz de quêm? DO MENINO!
Deus ouviu a voz de Ismael! Agar estava sofrendo, mas sua única atitude foi se afastar e chorar, ela não usou o sofrimento para se aproximar de Deus, mas somente chorou.
Já Ismael deve ter feito a oração mais sincera, mesmo debilitado. E Deus ouve.

Deus ouve nossa oração em meio ao sofrimento, se você não estiver sofrendo hoje, um dia com certeza irá passar por isso. Mas o que fará a diferença é a sua atitude, você será como Agar, ou como os outros homens citados aqui?
Tenha atitude diante do sofrimento, e se aproxime de Deus.


Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Nenhum comentário: