sábado, 16 de junho de 2012

Balada gospel


Balada Gospel! A nova onda do momento.
Quem nunca viu, ouviu ou até participou de uma baladinha evangélica hoje em dia???

Sabem quando entramos em algum site que possuem pop-ups, e nosso bloqueador de imediato cumpre sua função?? Pois é este o sentimento que gostaria de criar através deste post.


ahh?????

Curiosos? Então apertem os cintos, acomodem-se em suas cadeiras e vamos lá.

Uma das modinhas da igreja é realizar eventos "evangelísticos" para atrair e "firmar" os jovens, através de baladinhas. Baladinhas? É exatamente isso!
-Mas, isso não é do mundo???
-Ahh claro que não, colocamos músicas cristãs!
É o que afirmam categoricamente.

Pois é, vamos tentar analisar este tipo de evento.
Lembro que fui em um acampamento de jovens uma certa vez, e uma das noites teve uma.
Me lembro que muitos jovens se recusaram a participar, o que deixou os organizadores e líderes furiosos, e pediram que ficassem sentados, mas no mesmo ambiente que todo o grupo.
Eu nunca havia visto, nem mesmo participado, e criei uma grande expectativa, pois também ví muitos jovens eufóricos.
Todo evento pode ser resumido com a imagem postada acima. Meninos e meninas dançando sob jogos de luzes, som alto, (música gospel), tinha gente se divertindo, gente se beijando, os líderes afoitos incentivavam as gritarias e a alegria do público, um belo ambiente de louvor e adoração ao nosso Deus.
Me lembro bem, que o líder de louvor que estava responsável pelas adorações matinais ficou muito triste com o tipo de evento, ele não participou e ainda exortou os músicos que estavam no meio. Na manhã seguinte ele expos todos os jovens a um momento de arrependimento, devido a participação em algo tão frio e distante de Deus;
Me lembro que os líderes que organizaram o evento, pregaram vários dias, e nenhum deles ficaram sem voz, mas na balada, gritaram tanto, que não podiam nem se quer falar algo audível no dia seguinte, o que comprometeu suas pregações.
Minha igreja já teve um evento assim, e todos os que organizaram, e soltaram a franga dançando não estão mais lá.
Bom, esta foi minha experiência. Mas neste post quero retratar muito mais do que eu vivenciei.

Quero que seja um alerta!!!!!!!!

Davi quando trazia a arca, dançava tanto que suas nádegas apareceram 2Sm 6.14, mas Davi não fazia isso com desejo libidinoso, ou mesmo para atrair olhares, Davi ali adorava a Deus em uma intensidade tão grande, que o fato de aparecer seu corpo não fazia diferença para ele. Só importava a presença de Deus.

As coisas do mundo tem que ficar para trás; Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.  Colossenses 3:1-8 este é o cheque mate de Paulo.


Não participem destes eventos, eles trazem a alegria errada...
Nunca ouvi dizer que alguém foi selado com o Espírito em uma destas baladas,
Nunca ouvi dizer que alguém recebeu algum dom, ou palavra que marcou...
Isso porque o foco deles é somente a alegria carnal. E isso é bem fácil de resolver, e é mais fácil ainda tropeçar quando olhamos para trás.

Não sou contra a pessoa dançar para Deus, nem ouvir músicas mais agitadas. Mas sou contra usarem o nome de Deus como desculpa para darem vazão a um desejo que estava reprimido; Sou contra utilizar de estratégias do mundo para atrair jovens, que por sinal não tem raiz e logo secam.
Se você é lider, e já utilizou este tipo de evento, querido, faça seus jovens crescerem na comunhão com Deus através da oração; utilize padrões bíblicos.

Cuidem de seus jovens e adolescentes para que não usem a igreja para o pecado.

Nenhum comentário: