terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Quem é o maior no Reino?

Jesus é mesmo o maior Homem que já existiu. Certa vez os discípulos o questionavam, desejando saber qual deles era o maior do reino;
Jesus coloca uma criança na frente deles, e com uma resposta incrivelmente profunda, diz que eles nem se quer entrariam no reino, se não fossem como aquela criança;

Curioso, interessante, e intenso!


¶ Naquela mesma hora chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no reino dos céus?
E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.
Mateus 18:1-5


Mas o que tem uma criança, para se tornar exemplo para adultos?

Claro que não estaremos falando dos pontos negativos como birra, e tudo mais... 
Vamos tentar extrair as razões pelas quais as crianças são indicadas como verdadeiros servos de Deus, dignas de redenção.

1º Uma criança consegue perdoar rapidamente.
Mateus 18.21-22 "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Quem já viu crianças brincando, com toda certeza  presenciou as fontes de perdão. Pequenas discussões rapidamente são colocadas no passado. E atitudes erradas do amiguinho, não são mais tão relevantes;
O que nos direciona para para o próximo... 

2º Uma criança tem muito mais facilidade em reter e se lembrar de coisas boas.
Claro que aprendem o que foi ensinado. Mas se uma brincadeira entre amigos termina com uma briguinha, a criança consegue perdoar o atrito, pois sua memória tem facilidade em lembrar dos bons momentos. 
Lemos em Lamentações 3.21 " Quero trazer à memória aquilo que me traz esperança".
Quisera os adultos possuíssem este atributo... Se não o temos, podemos desenvolvê-lo, o que acha?
Relembrar coisas boas, nos faz bem. Quantas pessoas não estão por aí, depressivas com pensamentos de morte. Procure relembrar coisas boas, tenho certeza que fará bem a sua alma.

3º Uma criança consegue extrair o melhor dos outros.

Quem já se aproximou de um bebê, vai compreender o que estou querendo dizer. Todos quando estamos com alguma criança, tentamos receber um sorriso, e para isso acontecer nos esforçamos, fazemos graça, e muuuuitas vezes fazemos papel de bobo, tudo para ganhar um pequeno e sincero sorrisinho, não é verdade?
Olhe para esta criança 
<<<<<<<
e me responda:
 Olhar seu sorriso sincero e doce, não traz paz em seu coração?
Isso nos mostra o quanto uma criança pode extrair coisas boas. 
A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
João 16:21


4º Exemplos de sinceridade e simplicidade.
Em sua essência a criança é sincera e simples, se ela não vai com a cara de alguém, ela não se expressa e ponto. Não adianta fazer graça, virar mortal ou um duplo escarpado, ela vai te ignorar mesmo. Isso porque ela demonstra o que sente. 
Será que alguém já notou que os brinquedos caros atraem a princípio, mas são as latinhas, pauzinhos e até o barro que ocupam o coração das crianças. 
Eu entendo que a mídia tem modificado a simplicidade delas, e muitas vezes condicionado a felicidade ao consumo de produtos.

5º Expressam o que sentem e sabem dizer: Eu não sei.
Estava lendo uma matéria que não me lembro onde, onde um psicólogo analisava a capacidade de aprendizado de diversas pessoas.
E ele enfatizava: Se o cérebro de um adulto é maior e melhor desenvolvido, por que as crianças tem maior facilidade de aprendizado? 
Simplesmente, porque elas não constroem muros. Elas falam abertamente: EU NÃO SEI; Nós temos o mal hábito de "disfarçar" nosso conhecimento. Falar EU NÃO SEI, está fora de cogitação, pois admitindo estamos expondo nossa ignorância e passando vergonha.
São exatamente estes muros que nos impedem de aprendermos mais. Nós limitamos nossa capacidade, enquanto uma criança não tem medo de não saber. Ela pergunta, questiona, tem suas dúvidas eternas e inocentes.

Precisamos olhar mais para os pequenos, orientar o seu crescimento, mas extrair deles estes gestos são simples, doces e amáveis.

Sejamos como verdadeiras crianças;

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe.


Nenhum comentário: