terça-feira, 17 de novembro de 2015

Lá de dentro do inferno

Eu acho Jonas um grande homem de Deus!
Muitos esquecem dele nas ministrações, ou o tomam como exemplo do tipo de gente que não devemos ser.
E não é de todo mentira, mas também não é a verdade absoluta.

Jonas recebeu uma missão de Deus.
Ele deveria ir a Nínive e pregar salvação para o povo. Mas Jonas não foi, pelo contrário, embarcou rumo a Társis (que era do lado oposto de Nínive).


Por causa de sua desobediência Deus envia uma tempestade, as coisas ficaram tão assustadoras que ele mesmo pede para ser jogado no mar.

Quando nos desviamos do caminho de Deus, passamos por situações difíceis. E se nós chegamos a pensar  que não existe saída.
Deus agiu com tanta graça e misericórdia, que mesmo sendo um momento difícil, Deus demonstra compaixão. Se isso ocorreu com Jonas, pode ocorrer com você também.

A bíblia conta que ele foi lançado no mar e um grande peixe o engoliu.
Não imagino este fato como na história do Pinóquio. Com um grande espaço, conforto, e laguinho. Imagino que era apertado, o ar deveria ser rarefeito, um local de TOTAL escuridão, assustador.
Jonas passou 3 dias neste sofrimento. 3 dias de fome, sede, desconforto, dor, ausência de Deus, culpa, arrependimento e tantas outras sensações e sentimentos.

Jn 2.1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.


2 E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.

Acho tudo isso muito curioso. Jonas estava sofrendo muito, e somente depois de 3 dias, possivelmente 3 dias lutando para sair por suas próprias forças. Confiando em sua capacidade e quando estava quase a morte, Jonas ora...

7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.


Isso é grande lição para nós. Muitas vezes ocorre o mesmo conosco. Estamos em uma situação desesperadora, choramos nos lamentamos, nos deprimimos, e passamos dias, semanas, meses ou até anos naquela situação. Não tomamos atitudes! Tentamos sair por nossa própria força. 
Deus foi tão bom com Jonas, que mesmo do ventre o peixe a oração dele foi ouvida.e tu ouviste a minha voz.  Jonas 2:2

Que tomemos isso para nossa vida, mesmo estando em um peixe, nas profundezas, Deus ainda ouvirá nosso clamor.

Lições de Jonas:

1- Reconheça que precisa de Deus - v4 Olharei de novo para Teu Santo Templo 
2- Reconheça que sozinho não há salvação - v6 Afundei até os fundamentos dos montes a terra cujas tramas estavam me aprisionando para sempre.
3- Reconheça o seu erro e volte para Deus - v9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei, pagarei. Do Senhor vem a salvação.

Para cada uma há um tempo, para Jonas 3 dias foram suficientes para que ele pudesse se arrepender, e voltar para Deus.
Esteja dentro, ou, fora do peixe, hoje é dia de clamar.

Reconheça que precisa de Deus - Sozinho não há salvação- Reconheça seu erro e volte para Deus.

Nenhum comentário: