terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Esfriamento do casamento e divórcio Parte 01

DIVÓRCIO!
É a primeira opção que é sugerida pelo regimento deste mundo.

Ah minha esposa não faz isso... Ou ela FAZ aquilo...
Ah meu marido Não faz isso... Ou ele FAZ aquilo...
NÃO AGUENTO MAIS ELA... NÃO AGUENTO MAIS ELE...
NÃO SUPORTO VIVER ASSIM. VOU ME SEPARAR.

Estas são as frases mais comuns que precedem a decisão do divórcio.
Mesmo no meio cristão, o divórcio e a separação tem sido constante e até "comum". Todos sabemos que ao fazer o casamento, DEUS quis que ambos se completassem e convivessem bem eternamente.
Mas diante do pecado, a falibilidade penetrou tanto no homem que os corações se obscureceram, Jesus diz que a separação ocorre devido a dureza de coração humana:

Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: "É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?" Ele respondeu: "Vocês não leram que, no princípio, o Criador 'os fez homem e mulher' e disse: 'Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'? Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe". Perguntaram eles: "Então, por que Moisés mandou dar uma certidão de divórcio à mulher e mandá-la embora?" Jesus respondeu: "Moisés permitiu que vocês se divorciassem de suas mulheres por causa da dureza de coração de vocês. Mas não foi assim desde o princípio. Eu digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério". 
Mateus 19:3-9

"Eu odeio o divórcio", diz o Senhor, o Deus de Israel, "e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas", diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis. 
Malaquias 2:16

Como lemos, Deus criou o casamento para ser frutífero, ambos eram um só.
O que tem ocorrido em nossos dias para vermos tantos casais se esfriando, e se separando?
Pensando nisso, vamos fazer alguns posts com problemas e orientações sobre o assunto.
Hoje teremos uma lista de problemas mais comuns:

Infidelidade- Não estou falando de adultério. Estou falando da infidelidade moral, econômica e também interpessoal. Muitos se esquecem que no altar houve uma aliança... um acordo feito entre duas pessoas, entre duas famílias. Neste dia foi combinado que seriam um só. Que nos dias bons e ruins estariam unidos, e seriam fiéis.
Será que nossa postura tem demonstrado o comprometimento com nosso cônjuge? Flertes, gastos excessivos, segredos, humilhação ou a ridicularização pública, será que não está ocorrendo nenhuma infidelidade? Ou até mesmo na cama do casal... Não coloque ninguém mais em sua cama, ela é um altar e deve ser santa.

Adultério-  Flertes, paqueras, e até mesmo os atos consumados. O adultério é totalmente repudiado por Deus, e por você?
Se foi traído, ore a Deus e peça ajuda para que você possa liberar o verdadeiro perdão.
Se já traiu, peça perdão ao seu cônjuge, e também para Deus... Foi contaminada uma aliança que só poderá ser santificada com o perdão e a graça de Deus. Ainda existe perdão para você, lembre-se:  "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia"Provérbios 28.13 .

* Desejo- O que temos desejado? Sabemos que o sexo foi uma benção dada por Deus para ser desfrutada dentro do casamento. Mas não são raras as vezes que ouvimos relatos em encontros de casais de irmãos que fantasiavam outras pessoas durante o ato sexual com o parceiro. Pense comigo: Deus apreciaria esta atitude? 
Desejar outras pessoas depois da famosa olhada 43, creio que este tópico seja muito semelhante ao primeiro: infidelidade. 
E ainda, o que tem ouvido e visto? será que todo conteúdo e informação que recebe diariamente tem influenciado seu comportamento? 
Somos alimentados por nossos sentidos, e o que mais alimentamos mais cresce. Se alimentarmos desejo por terceiros, facilmente seremos seduzidos por isso. Assim como Tiago escreve: "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Tiago 1:14-16"
Cuide do seu alimento, e principalmente dos seus olhos  A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Mateus 6:22

* Síndrome de solteiro- Este ponto vem coladinho ao próximo. A síndrome de solteiro é aquela que pode ocorrer com ambos, homem ou mulher. Depois de casado não sabe diferenciar a postura, ou diferenciar amizades e brincadeiras.
Depois de casados não pense que nunca mais poderá rever os amigos. Pense que a partir de agora existe alguém que é parte de você. Existe compromisso e responsabilidades pendentes. Você ESCOLHEU SE CASAR, agora deve assumir sua palavra como um adulto, e como servo de Cristo. Algumas conversas, algumas condutas não são mais coniventes, nem citei amizades... reflita se aqueles "amigos e amigas" são realmente bons, se tem incentivado a honra, se a diversão é realmente boa e considerada cristã. 

* Síndrome da maternidade e paternidade- Este é interessante. Quando se casaram, eram dois adultos escolhendo enfrentar futuro e dificuldades juntos. Casamento não é adoção, é união equivalente. Ambos sendo um. Não existe mãe e pai dentro do casamento, sua esposa não é sua mãe, seu marido não é seu pai.
Então discussões sobre deixar o outro fazer algo, é no mínimo estranha. Claro que os assuntos devem ser discutidos e um consenso deve existir, mas não pode ter espaço para proibições "como as recebidas por nossos pais", até porque, muitas das proibições que recebemos de nossos pais acabamos por desobedecer.
No casamento, ambos tem poder de opinião, lembre-se quando se uniram, OS DOIS DISSERAM SIM, exite força nas palavras e poder de decisão em ambos. Não seja os pais, seja parceiro.

Claro que falta muita coisa, mas hoje ficaremos com estes itens.
Quando nos casamentos escolhemos alguém para ficar ao nosso lado. 
Diante de muita gente prometemos honrar, amar e respeitar o cônjuge.
Deus abençoou sua união. Ele nos presenteou com o carinho, com o sexo, com a manifestação de Sua graça, e nos presenteou com a família.
Não desista de sua família ainda. Eu entendo que pode estar muito difícil... 
Mas seja forte, aguente... A tempestade vai passar, e depois das chuvas vocês conseguirão ver o brilho do sol novamente. 
Continue acompanhando os próximos posts sobre o assunto.
Que Deus te fortaleça, se quiser conversar, estou a disposição, quero ser um bom amigo para te ouvir e mediante a graça de Deus tentar ajudar.



Nenhum comentário: