terça-feira, 23 de junho de 2015

Dai, e dar-se-vos-á: Da promessa ao dever

"Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também." Lucas 6:38
Não é de hoje que vemos este versículo como chave para promessas.
Ministrações que colocam a Deus como o abençoador abundante, que dá a benção abundante, sacudida e transbordante.
Seria um grande erro isolar ele de todo o contexto, e enfatizá-lo como se 1 verso fosse suficiente para resumir tantas informações que Jesus deixou em todo o capítulo. Seria como dizer, que o Titanic foi só um pequeno romance, entre um casal, e esquecer do grande desastre... Curioso não?

Existem mais detalhes dobre o sermão da montanha no evangelho segundo Mateus. As pessoas iam até Jesus querendo ouví-lo, desejando a cura e libertação.
Jesus começa a ensinar seus discípulos, e inicia o sermão da montanha. Fazendo questão de incluir todas as classes, principalmente os desprezados. (Bem aventurado os pobres/ Os que tem fome/ Os mansos) Talvez todos os citados, fosse menosprezados por não possuírem um caráter e temperamento ativo e violento. JESUS FEZ QUESTÃO DE INCLUIR TODOS DESPREZADOS EM SEUS ENSINOS, PARA TRATAR A TODOS.

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Lucas 6:27-36

E como um tratamento intensivo, Jesus diz: Amai os vossos inimigos.
Simples! Mas difícil de se praticar. Nós costumamos a bendizer e a amar quem nos faz bem, quem nos ama. Não praticamos estes mandamentos. Vemos cristãos agindo com tanta raiva, que se pudessem matar, matariam e condenariam em nome da religião. Quantas vezes nós não agimos assim?
Desejamos o mal, nos iramos, pecamos constantemente nos mesmos pecados.
Agimos sem misericórdia nenhuma. Algumas vezes parece que vivemos na idade média, olho por olho!

Com o número crescente de evangélicos, era para fazermos a diferença na sociedade. Diminuirmos os índices de pobreza e miséria, pelo menos no Brasil.
Mas o crescimento dos evangélicos, não tem mudado nada. Na verdade, acredito que o número que tem crescido, são de frequentadores de igrejas, e não de cristãos genuínos e verdadeiros praticantes da Palavra.

Não estou escrevendo isso, me sentindo o mais fiel, santo e justo. Pelo contrário, estes versículos me colocam em cheque. Tocam em minha conduta, ideologia e práticas. Me colocam em alerta: Você precisa mudar!!
Eu preciso ir até Jesus para ouvi-lo, e entender que por mais difícil que possa parecer, a prática destas ações exalam o aroma de Cristo, são vitórias adquiridas pela cruz, soa para Deus como verdadeira adoração.

Lembre-se que receber, está antes ligado ao dar (NÃO ESTOU FALANDO DE DINHEIRO).
Para recebermos o perdão, precisamos perdoar primeiro; Lembra do famoso Pai nosso?
... Perdoa-nos ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS...
Que possamos amar a Deus, e seus preceitos.
Aprendamos a amar e bendizer quem nos maltrata e nos maldiz.

Faz-nos Senhor, verdadeiros imitadores de Jesus.

Nenhum comentário: